Um dos maiores problemas dos publicadores de conteúdo na Internet que trabalham com o programa de publicidade Adsense é precisamente alcançar valores por clique “CPC” consideráveis e taxa de cliques “CTR” altas.
Estes são sem dúvida alguma, dois parâmetros que devem ser sempre estudados e testados de forma a aumentar o nosso rendimento mensal.
O que é CPC:
“CPC” é uma abreviatura inglesa para “Cost per Click” em português “Preço por Clique” – como o nome indica, este parâmetro define o valor que vamos receber por cada clique feito nos anúncios que aparecem no nosso Site ou Blog.
Esse valor vai depender:
- Do nicho em que estamos a trabalhar
- Do número de anunciantes, que publicitam nesse nicho
- Do posicionamento dos blocos de anúncios
O que é CTR:
“CTR” é uma abreviatura inglesa para “Clickthrough rate” em português “Taxa de Cliques” – é a divisão do número de cliques recebidos pelo anúncio com o número de vezes que o anúncio é exibido (Impressões). Este parâmetro é bastante importante para podermos avaliar o potencial dos nossos anúncios. Quantos mais cliques e impressões recebermos o CTR será mais elevado, o que significa que o nosso site ou blog converte bem com Adsense.
A taxa de cliques vai depender:
- Das impressões (número de vezes que o anúncio é exibido)
- Dos cliques
- Da relevância dos anúncios
- Do posicionamento dos blocos de anúncios
Aumentar o CTR:
Através dos 4 pontos, descritos atrás, é possível ter uma ideia de como aumentar o CTR mas vamos desenvolver as coisas.
Aumente as impressões – o valor de um site não é medido apenas pelo seu bonito visual, ou o conteúdo que agrega, mas sim, principalmente pelas impressões (tráfego) que gera todos os meses e que faz o site andar em frente. O mesmo acontece com o Adsense, são necessárias impressões para conseguir algo do Adsense, quantas mais impressões: mais cliques serão efectuados e obviamente o CTR será mais elevado.
As impressões do seu site podem ser aumentadas através de diversos métodos:
- Troca de links e publicidade com sites relacionados
- Compra de publicidade (directa ou não – Adwords…)
- Optimização dos artigos do site para os motores de busca de forma a receber tráfego orgânico
- Produção de conteúdo de qualidade
- Utilizar técnicas de marketing viral (criação de ebooks…)
Posicione os anúncios em locais quentes – é comum ver imensos sites com blocos de anúncios em locais errados ou de pouco impacto, isto reflecte-se numa taxa de cliques (CTR) bastante baixa. De forma a melhorar isso, comece a testar diferentes posições para os blocos de anúncios. Não se baseie em imagens que demonstram alguns locais de grande impacto partilhadas pelo o Google, cada site é tem o seu caso especial, por isso teste você mesmo as posições que mais, o favorecem.
Tipos de anúncios e visibilidade – opte sempre por anúncios de grandes dimensões, “o próprio Google recomenda”, mas também não desfavoreça os mais pequenos, o que conta é mesmo a posição e o enquadramento que se dá entre o bloco e o design do site ou blog. Quanto mais enquadrado um anúncio ficar com o site e o conteúdo deste, mais hipóteses vai ter de receber cliques por parte dos visitantes. O importante é tornar os blocos discretos e pouco detectáveis.
Qual é a Taxa de cliques (CTR) dos seus anúncios do OSabeTudo? Vai trabalhar para aumentar essa taxa?
0 comentários:
Postar um comentário